sábado, 13 de junho de 2009

O (incalculável) valor de um sorriso

"Quando se contrai os musculos dos cantos da boca, sorri-se. É a expressão humana de prazer ou felicidade, embora o mesmo movimento muscular possa, pelo contrário, significar desconforto, e então o sorriso é amarelo." Era assim que começava um pequeno texto que li numa daquelas revistas que vêm com os jornais aos fins de semana. Despertou-me curiosidade devido ao tema em si, visto que é algo que eu gosto tanto de fazer e faço-o com alguma frequencia! :D
De modo muito resumido o texto falava de uma raparigaque que aos 10 anos lhe tinha sido diagnosticado uma doença que lhe paralisou várias partes do corpo entre elas a face, e como tal embora a deficiência não a prive de uma vida quase normal, priva a de fazer algo tao simples como sorrir. Nas ultimas linhas relata uma ida ao shopping onde um menino de 2 anos aproximou se dela e sorriu-lhe, ela não retribuiu, pois não pode mesmo que queira. E é isso o que mais lhe custa.
Depois de ter lido este artigo fiquei a pensar que de facto ás vezes não da-mos valor ás coisas mais simples que fazemos todos os dias e que para outras pessoas é algo muito dificil de ser realizado.
Ver uma pessoa sorrir é algo tao natural, primeiro demonstra a felicidade desta e depois é um sinal que se formos nós a faze-la sorrir estamos a fazer um bom trabalho! Posso ser chamada de "palhacinha", mas sinto-me bem quando quem está comigo ri-se das minhas parvoices, do que digo ou faço. Qual e a piada em andar com uma cara de "enterro"? Estar triste não resolve nada, por outro lado (pelo menos comigo funciona) ao colocar um sorriso na face e pensar "Siga para frente que tudo se resolve!", ajuda em muito pois como já ouvi "não existem coisas más, existem coisas menos boas", há que pensar assim.
Se reparar-mos bem quando andamos na rua e nos cruzamos com outras pessoas elas vão tão concentradas na vidinha delas que nem se preocupam em dar um ar de graça, um sorriso escondido que seja...sorria, que sorrir é o melhor remédio!


"Sorrir é a forma mais universal de comunicação"

Sem comentários:

Enviar um comentário